Educação Infantil

Um cotidiano pedagógico que favorece a participação efetiva das crianças nas decisões e nas ações de cada projeto, objetivando a autoria infantil nas pesquisas e produções.ambientes-268Matrículas para crianças a partir de 1 ano.

Objetivos Gerais:

• Desenvolver uma imagem positiva de si atuando de forma cada vez mais independente;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, desenvolvendo e valorizando os cuidados com a saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando comunicação e interação;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se, cada vez mais, como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as múltiplas linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação e sentimentos;
  • Conhecer algumas manifestações culturais.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI.

Cotidiano:

ambientes-293

Permeado por atividades lúdicas e momentos que possibilitam a interação e a aprendizagem significativa e prazerosa, através de vivências em Projetos de Trabalho, conforme os seguintes Eixos Temáticos de Conteúdo e Eixos Articuladores:

• Alfabetização e Cidadania: Linguagem Oral, Escrita e Matemática;
  • Natureza e Sociedade – Construção de Identidade e Autonomia;
  • Movimento – Expressão Visual e Musical;
  • Brincar e Aprender;
  • Cotidiano e Ética;
  • Curiosidade, Pesquisa e Descoberta.

Processo de adaptação:

ambientes-275O processo de adaptação de educandos(as) na Educação Infantil, passa pela compreensão da rotina, tempo e espaço institucional, vínculos afetivos com os(as) educadores(as) e construção de vida de grupo. Este é um processo, gradativo e recíproco, em que todos estão sendo acolhidos – criança, família, educadores(as), grupo e escola – que, portanto, demanda paciência, tranquilidade, segurança e confiança. Assim, além do planejamento cuidadoso da educadora regente, para essa etapa, organizamos o dia a dia das primeiras semanas de maneira gradual.

Áreas do Conhecimento:

• Identidade e autonomia;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Matemática;
  • Natureza e sociedade;
  • Arte Visual;
  • Movimento;
  • Formação;
  • Língua Inglesa.

Atividades Específicas:

GI 2 e GI 3 com educadora regente e para GI 4 e GI 5 com educador(a) específico(a):

• Música;
  • Educação Física;

Outras Atividades:

ambientes-199

• Contação de Histórias;
  • Recursos Multimídia;
  • Laboratório de Culinária, Informática, Literatura e Multimídia;
  • Dança e futsal (extracurricular);
  • Dança, Natação, Jiu Jitsu e Taekwondo (convênio);
  • Informática Educativa e Literatura Infantil (Hora do Conto) são diferenciais pedagógicos, sendo utilizados como apoios para os demais componentes curriculares.

Avaliação na Educação Infantil:

ambientes-322Na avaliação utilizamos instrumentos diversos: análise documental (das produções), observação do cotidiano e de filmagens, fotografias, gravações em áudio, além de entrevistas com as crianças e familiares. Essa coletânea serve de subsídio para elaboração do Parecer Descritivo Semestral e processofólio virtual (que ilustra o parecer) encaminhados aos pais, em CD, nos meses de julho e dezembro. O Parecer Descritivo aborda a aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal de cada criança (individualmente).

Mensalmente, encaminhamos o Relatório do Projeto desenvolvido, destacando objetivos, principais conteúdos abordados e atividades realizadas.

No decorrer do ano letivo, conforme necessidade, realizamos atendimentos aos pais, detalhando o dia-a-dia da criança no ambiente escolar.

Acreditamos que essa parceria família-escola é fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças.